Depoimentos

Entrevista com Diovana Holdefer:

1) Quais foram os maiores desafios em sua jornada vitoriosa rumo a aprovação nos cargos de Administrador e Analista Técnico II do concurso do SEA-SC (Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina).
O maior desafio foi o edital extenso e prazo curto. Foram exatos 45 dias entre a publicação do edital (dia 08/04/2022) até a data da prova (dia 22/05/2022).

Precisava de uma estratégia, pois o edital foi dividido em partes geral e específica. A partir da análise do edital, verifiquei:

Matérias da parte específica: 60 questões – Peso 02

- Administração Geral, Administração Pública, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Materiais, Administração Financeira e Orçamentária, Noções de Auditoria, Controle da Administração Pública, Noções de Tributação, Direito Constitucional e Direito administrativo - Já estava com uma base e a estratégia foi usar meus resumos/anotações e fazer questões da Banca, em site de questões, até a prova, sem ver parte teórica.

Matérias da parte geral: 40 questões – Peso 01
- Informática, Matemática/Raciocínio Lógico Quantitativo e Legislação Específicas. Comecei do zero com teoria e questões.
- Português utilizei um curso de questões comentadas específico para a banca.

2) Na disciplina de Informática, como o curso do Professor Paulo França auxiliou em sua preparação:

O curso do professor Paulo França foi essencial para minha aprovação:

* na prova de Analista Técnico II acertei 10/10 das questões e;

* na prova Administrador acertei 10/10 das questões, com uma anulação;

O resultado por si só já demostra como foi importante fazer um curso direcionado para a banca. A didática do professor é especial para quem não tem muito contato com essa matéria ou dificuldade/rejeição. Quando falo do curso, costumo brincar que o “Titio Paulo efetivamente pega na sua mão e ensina detalhe por detalhe com paciência e puxa sua orelha para revisar a matéria rs rs”.
Além da didática, há, no curso, uma base teórica completa e o material de apoio aos vídeos é feito com muito cuidado, com detalhes que farão a diferença na prova, facilitando as revisões. Nos vídeos, o professor Paulo explica como se resolvem as questões com dicas para a banca, de maneira direcionada.
Outro ponto importante do curso é a assistência dispensada aos alunos. Sempre que surgiam dúvidas, o professor Paulo me retornava prontamente, por meio da plataforma do fórum ou mensagem no Instagram.


3) Os anos de 2022 e 2023 prometem ser recheados de muitas oportunidades nos concursos públicos como, por exemplo, INSS, Receita Federal, TRTs e TREs. Algum destes concursos chama a sua atenção de forma específica?
Meu objetivo será os concursos para minha formação específica, em Administração.

4) Qual a mensagem que gostaria de deixar para os candidatos que ainda buscam a primeira aprovação nos concursos públicos.
Posso resumir em três palavras: Fé, Disciplina e Constância.
Pontos importantes:
Não coloque um prazo, só faça a sua parte com Disciplina e Constância, nosso tempo não é o tempo de Deus.
Cuide-se, faça uma atividade física, sei que concurseiro é apertado com dinheiro, uma simples caminhada na quadra da sua casa, irá lhe ajudar ao longo desse desafio de estudar.

 __________________________________________________________________________________________________________

 Marcelo de Sena Silva, aprovado no concurso TRE-AM em 1ª lugar.